Google
WWW http://lucasmlopes.blogspot.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

[ Na Cozinha com Kerouack e Burroughs ]


E quanto mais o tempo passa, mais maravilhas literárias são nos reveladas pelo tempo. E os Hipopótamos Foram Cozidos em seus Tanques é um daqueles livros que, mesmo tivesse sido escrito hoje, seria um diferencial para o mercado.

Escrito por William S. Burroughs e Jack Kerouac, dois dos grandes inauguradores da geração Beat americana, Hipopótamos conta uma história diante de dois pontos de vista. William e Jack se revisaram a cada capítulo, dando continuidade a uma trama por dois narradores distintos. Um mais hábil com os diálogos e o outro, mais cativado pelos detalhes dos eventos que os rodeavam.

A história “baseia-se num crime passional ocorrido de fato em Nova York, em 1944, às margens do rio Hudson: o assassinato de David Kammerer pelo adolescente Lucien Carr, ambos amigos de Burroughs e Kerouac” (sinopse).

Os personagens revelam o que o puritanismo e as tentativas de lançar um ideal americano em meados da década de 40 escondiam. Prostitutas, homossexuais e toda sorte de tipos de indivíduos retratados de forma natural, sem nenhum alarde pelo que os outros poderiam pensar daquela mistura humana.

Foi assim, entre amigos das mais diversas origens sociais que a história se desenrola. Noitadas que se estendiam até o amanhecer, fígados praticamente de ferro, idas a museus ou aos cinemas com películas francesas. Muito que se aproveitar com quase nenhum centavo no bolso.

O título peculiar da história se deu por causa de uma notícia no rádio. Dependendo da versão, um circo pegou fogo, muitas pessoas e animais ficaram feridos e os hipopótamos – que não conseguiram fugir – foram “literalmente” cozidos em seus tanques.

Escrito antes mesmo que qualquer um dos autores ganhasse suas projeções no mundo literário como pais da geração Beat (On the Road, de Jack Kerouack e Naked Lunck, de William S. Burroughs), essa obra só foi publicada agora porque todos os envolvidos faleceram apesar de que o escrito não se mostre tão fiel ao que de fato acontecera.

Leitura rápida e agradável, se você estiver a procura de algo que não seja uma modinha passageira.

E os Hipopótamos Foram Cozidos em seus Tanques, William S. Burroughts e Jack Kerouac, Cia das Letras, 176 páginas, R$34,00.

Lucas Macedo Lopes

26 de junho de 2009

2 comentários:

MARLO RENAN disse...

Com uma resenha tão instigante como esta, eu não poderia deixar de incluir tal obra na minha "Lista dos Livros a Pesquisar". :D

Grande abraço, cara, e muita libertinagem na veia...

Luana Silva disse...

Tenho tantos livros para ler esse ano, e já reservei um para ler em Julho. Tirando os livros que terei que estudar. Mas, se um dia eu tiver de bobeira pela livraria e ver esse livro, lembrarei de você. Parece ser bem interessante. :D

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós - Jean-Paul Sartre