Google
WWW http://lucasmlopes.blogspot.com

sábado, 11 de julho de 2009

[ Uma Esmola do Ceguinho ]

É incrível o que se pode comprar e encontrar quando há a expressão “em promoção”. Enquanto caminhava pela entrada de uma dessas lojas de departamentos a procura de um ralador de queijo, me deparo com aquele mostruário de DVDs com preços começando na casa dos doze reais. Estava com tempo e, curiosamente vi um filme com as letras garrafais na parte superior: PACINO. Bem, talvez o editor, na hora de idealizar a arte final na capa de Perfume de Mulher, quis exaltar a brilhante atuação de Al Pacino (e, claro, vender mais facilmente as cópias restantes dessa película). Digo – de longe – que foram os doze reais mais bem empregados em muito tempo.

“O feriado de Ação de graças se aproxima e o estudante Charles Simms (Chirs O’Donnel) decide aceitar um serviço para ajudá-lo a pagar a faculdade: servir de acompanhante para o tenente-coronel Frank Slade (Al Pacino), um militar aposentado, cego e terrivelmente amargo. Mal sabe ele que está preste a viver os dias mais incríveis de sua vida, pois Frank o levará para os restaurantes mais caros e o melhor hotel de Nova York [...]. Poderá uma viagem mudar o destino de ambos?”, é o que diz o site do Submarino.com. Bem, é mais do que isso.

Chirs O’Donnel é um estudante cursando o final dos seus estudos secundários. Bolsista de uma escola particular, ele almeja estudar em uma grande universidade – como Harvard – mas não tem recursos nem para pagar os seus estudos (inclusive trabalha na biblioteca do seu colégio). O’Donnel é aquele tipo de garoto certo demais, sem nunca transgredir as normas que lhe são postas. De certa forma, o seu contato com Pacino faz com que ele tenha uma visão muito mais ampla da vida. Sâo duas visões de mundo diferente, tentando encontrar interseções o suficiente para que exista uma conexão entre os dois.

É inegável a excepcional atuação de Al Pacino interpretando um Cego. Ao assistir o filme, nem imaginava que o grandioso ator seria um cego na história. Quem nunca ouvira antes falar no nome de Pacino, ao ver esse, irá se convencer de que ele realmente não enxerga mais. Não só isso: todo o caricato de um tenente-coronel rabugento é impecável. Certas expressões são características dele (como o riso sarcástico, pronunciado com um simples “hah!” alto e forte, ou ainda o seu “whoo-ah!”, que quebra o gelo de qualquer cena) é como se ele realmente existisse. Para ele, uma boa dose de Jack Daniels é essencial, não importa se se encontra no seu lar nos fundos do quintal de sua sobrinha, no avião ou em Nova York.

Para alguns, a cena que mais chamou atenção foi a da Ferrari, para outros o discurso de Pacino na Universidade. Mas, a que mais me chamou a atenção foi a do tango. Aos amantes e leigos da música argentina, Por Uma Cabeza se encaixa perfeitamente com Pacino e sua belíssima companheira. Para situá-los no tempo e espaço, Coronel Slade e Charles Simms estão sentado a uma mesa de um luxuoso restaurante. O cheiro delicioso de um perfume feminino é sentido pelo Coronel, e Charles confirma o quão bela é essa dama. Ambos vão até a mesa e os três começam a falar sobre algum assunto (como em qualquer apresentação sem graça). Galanteador, o Coronel quer ser o cupido entre Charles e Donna (Gabrielle Anwar), e acaba convidando-a para dançar tango. No mais, apenas assistindo para ter a idéia do quão bela essa cena é.


Perfume de Mulher ganhou ainda o Oscar, em 1993, na categoria de melhor ator (Al Pacino) e o Globo de Outo nas categorias de melhor filme (drama), melhor roteiro e melhor ator (Al Pacino).


Elenco: AL PACINO & CHRIS O DONNELL

Direção: MARTIN BREST

Produção: MARTIN BREST

Recomendação: 14 anos


Lucas Macedo Lopes

11 de julho de 2009

Para assistir a um filme, não crie expectativas.

~/Ł/~

Um comentário:

Luana Silva disse...

Como você quer que não criemos expectativas falando tão bem do filme? Ah, e não se esqueça de que você me deve esse dvd. (:

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós - Jean-Paul Sartre